O que são Métodos Ágéis?

O Superintendente de TI, Paulo Costa, conta para nós o que são e como ele lida com os métodos ágeis!

Você conhece as famosas metodologias ágeis? Sabe o quanto elas podem ser úteis na sua rotina profissional e o quanto podem ajudar a garantir a entrega bem-sucedida dos seus projetos?
Segundo o Superintendente de Tecnologia da Informação da Neoconsig, Paulo Costa, metodologias ágeis nada mais são que um conjunto de ferramentas alternativas à gestão tradicional de projetos – que foram criadas para otimizar o desenvolvimento de softwares. Porém, hoje em dia podem ser aplicadas a qualquer tipo de projeto, inclusive nas demandas do dia a dia.
Para o Superintendente, os métodos ágeis vêm ajudando muitas equipes a encarar a imprevisibilidade dentro de um projeto, através de Daily (reuniões diárias com Time envolvido num projeto para promover um desenvolvimento mais focado no projeto e a comunicação) e entregas mais frequentes. “Os métodos ágeis buscam promover um processo de gerenciamento que incentiva a inspeção e a adaptação frequentes. É uma filosofia que incentiva o trabalho em equipe, a auto-organização, a comunicação, o foco no cliente, um software funcionando e uma entrega de valor.”
Quando questionado sobre a importância destes métodos, Paulo enfatiza: “Em primeiro lugar, é promover um planejamento do projeto pelo ângulo do usuário, desenvolvedor e necessidade real do projeto, é mudar o mindset para deixar a equipe preparada para mudanças contrastantes e promover a integração entre pessoas. É pensar que hoje deve ser melhor que ontem e amanhã melhor que hoje.”
Paulo também comentou que desde que ingressou na Neoconsig, tem buscado, junto a sua equipe, construir sua própria metodologia. Pois, segundo ele, durante a sua formação, teve contato com diferentes metodologias e pode compreender melhor quais realmente se adequam para cada situação. Paulo, muito bem humorado, revelou que no Núcleo de TI da Neo já criou até um jargão de mercado para uma das ferramentas que costuma utilizar. É o Scrumban – um misto entre Scrum e Kanban.
Para finalizar, o Executivo elencou alguns dos ganhos obtidos pela Neoconsig ao adotar tais metodologias:
§ Planejar o planejamento sempre;
§ Comunicação acima de tudo através das reuniões diárias – Daily;
§ Todos podem fazer tudo (multidisciplinar);
§ Equipes pequenas, porém, empoderadas;
§ MVP – Minimum Viable Product para trazer uma visão melhorada para o cliente;
§ Kanban para que todos acompanhem suas tarefas e a tarefas dos outros;
§ Melhoria continua;
§ Pequenos projetos têm melhor controle – sprints semanais,
§ Nunca procuramos culpados, mais sim ajustamos processos.

  •  Fonte : https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:6666357455536046081