Mercado financeiro investe pesado em tecnologia em 2019

12/02/2019- Inteligência artificial é a base de novos produtos e da melhoria de serviços que se tornaram parte da rotina de clientes

Para o mercado financeiro, o ano de 2019 reforçará tendências como “o digital é o novo normal”. Publicação da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) aponta que as constantes mudanças trazem respostas a curto prazo na experiência dos clientes com os serviços. A inteligência artificial é considerada a base das tecnologias que devem ganhar força neste ano.

O uso da biometria, por exemplo, deve continuar intenso em 2019 entre as instituições financeiras. O reconhecimento de voz e facial devem ser os próximos passos e seu uso deve crescer rapidamente. O investimento em segurança também será intenso, pois ao mesmo tempo em que a tecnologia evolui para melhores serviços, as ameaças virtuais também seguem caminho semelhante. Ferramentas como analytics e big data devem ser as mais usadas para evitar fraudes.

Os chatbots, conhecidos popularmente como atendentes virtuais, devem ter maior destaque entre os bancos. O objetivo é que esta ferramenta tenha mais funções, proporcionando melhor experiência para o usuário e solucionando problemas de forma eficiente.

Aplicativos 

As facilidades que os aplicativos oferecem invadiram o mercado financeiro há anos. As melhorias digitais também terão foco nesta ferramenta. Um exemplo de app é o Meu Consignado, plataforma em que servidores públicos podem acompanhar as operações de consignado em tempo real. Após baixar o aplicativo nas lojas Google Play e App Store e fazer cadastro online gratuito, o servidor pode solicitar propostas de diferentes instituições financeiras, receber ofertas, consultar valor da margem consignável e extratos de operações. No aplicativo, também é possível fazer simulação de propostas de consignado e receber dicas e novidades de outros serviços.

Para agências e correspondentes bancários, o aplicativo Mais Consignado permite a simulação e realização de operações de crédito consignado pelo celular, junto ao cliente, em qualquer lugar. A principal vantagem da ferramenta é a mobilidade para a prestação do serviço. O Mais Consignado é uma ferramenta exclusiva da Neoconsig, empresa responsável pela gestão de consignado em Estados e municípios de todo o País.

  •  Fonte : http://www.expresso360.com.br/mercado-financeiro-investe-pesado-em-tecnologia-em-2019/
     NEOCONSIG