Entenda as diferenças entre 3 tipos de empréstimo

26/06/2018 - Os três principais tipos de crédito - pessoal, com garantia e consignado - possuem condições e formas de pagamento específicas.

Para quem não está em uma relação tão boa com o dinheiro, cortar gastos pode não ser o suficiente para tomar as rédeas do orçamento. Nesses casos, vale a pena contar com a ajuda de um empréstimo! Com um dinheiro extra na conta, você quita tudo o que estava devendo e fica com uma taxa de juros justa para o bolso.

Apesar de parecer uma escolha simples, um passo em falso na hora de contratar pode te fazer voltar justamente para o que estava querendo manter longe: a bola de neve. Para isso não acontecer, é indicado considerar as características particulares de cada tipo de crédito, já que cada uma delas é ideal para uma situação diferente.

Para não ter dúvidas na hora da escolha, conheça os 3 principais tipos de empréstimo:

Empréstimo consignado

Todas as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento, antes mesmo do salário, pensão ou aposentadoria chegar às suas mãos. Isso traz segurança para você, que não tem a chance de ficar devendo, e para o credor, que tem a certeza do recebimento, e também costuma garantir taxas de juros bem pequenas.

Como o pagamento das parcelas é realizado automaticamente, é comum esquecer de incluí-las no planejamento mensal. Se isso acontecer, você provavelmente vai gastar o dinheiro reservado para essa despesa e, quando o salário cair, vai notar que não tem como pagar as contas. O importante é ter o cuidado de sempre colocar o empréstimo no seu orçamento logo no começo do mês.

Em geral, ele é oferecido somente a quem tem carteira assinada, é aposentado ou servidor público.
 

Empréstimo pessoal

Esse é o tipo básico: você solicita a uma instituição financeira, ela analisa o seu perfil de pagador e fornece uma opção. É você quem é responsável por realizar o pagamento das parcelas - então, deve ter o cuidado extra de não esquecer desse compromisso!

Como não há algo que garanta o pagamento, os juros podem ser um pouco mais elevados. Aqui vale a conhecida regra de pesquisar bem as taxas. Atualmente, é possível fazer esta pesquisa e até contratar online, como é o caso da plataforma de empréstimos do aplicativo GuiaBolso.

Empréstimo com garantia

Nessa modalidade de crédito, o que garante taxas de juros baixas é a salvaguarda em caso de não pagamento - você pode escolher como garantia a sua casa ou carro, por exemplo. Outra vantagem é que pessoas negativadas também podem ter acesso a esse tipo de empréstimo, dependendo da análise da instituição.

Mas também vale lembrar que há regras para os bens serem aceitos e que eles podem, sim, ser tomados pelo credor se o cliente não quitar as parcelas.

O mais importante é não se esquecer, em todos os casos, que um empréstimo é uma dívida e que, por isso, exige toda a atenção! Então, considere todas essas características para não errar na escolha!

  •  Fonte: https://g1.globo.com/especial-publicitario/guiabolso/noticia/entenda-as-diferencas-entre-3-tipos-de-emprestimo.ghtml
     NEOCONSIG  CREDITO CONSIGNADO  EMPRESTIMO  DESCONTO EM FOLHA  FINANCAS PESSOAIS